Apresentação

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A proposta de trabalho para a Educação Infantil da Rede Salesiana de Escolas está fundamentada em princípios da educação sociopolítica. Vislumbra-se como seus aspectos centrais, a formação inte¬gral do ser humano no que se refere a:

• conhecimento;

• identidade;

• cooperação;

• solidariedade;

• justiça.

Pretende-se que as crianças que frequentam a Educação Infantil desenvolvam aprendi¬zagens significativas a partir do conhecimento que já possuem sobre o mundo e, acima de tudo, o significado da intensa atividade que é aprender.

Com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e na Pedagogia Salesiana, a organização da proposta pedagógica está embasada nos princípios relacionados a seguir, para que possa contribuir para o exercício da cidadania:

• o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc.;

• o direito das crianças de brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;

• o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamen¬to, à ética, à estética e ao conhecimento;

• a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem qualquer discriminação;

• o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobre¬vivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

 Essa proposta favorece situações sequenciadas e pla¬nejadas para que se atue conjuntamente com as crianças na construção dos saberes e na correlação entre eles. Por essa razão, investe-se nas competências individuais e coletivas, já que as crianças nunca aprendem da mesma forma.

 Adaptado – Manual do professor – Caleidoscópio, página 5.