O Colégio Salesiano Belo Horizonte fundamenta sua proposta pedagógica na formação integral do estudante por meio de um ensino de qualidade e de uma proposta evangelizadora.

Como formação integral a educação salesiana proporciona o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação do educando, visando motivá-lo a uma disponibilidade permanente para aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a ser e aprender a crer.

A perspectiva salesiana valoriza as pessoas em seu processo de individualização e socialização, às realidades terrenas, desenvolvendo o sentido crítico, cuidando da preparação para a liberdade, para a vida e o exercício profissional.

Seus princípios se concretizam com ênfase na formação de competências múltiplas, na resolução de problemas, no trabalho em equipe, no empreendedorismo, na capacidade de flexibilização e de aprender a aprender.

Desenvolve uma educação investigativa, dialógica e que propicia a troca de experiências; uma educação que propõe o desenvolvimento de valores e a busca no sentido cristão da vida, que estimula a aceitação das diferenças e o cuidado com o outro, que possibilita à criança e ao jovem percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa para o desenvolvimento do pensamento reflexivo.

Os componentes curriculares são desenvolvidos de forma a proporcionar um ambiente escolar favorável à aprendizagem, no qual todas as ações favorecem um repertório de significados. Assim, aquele que aprende pode utilizá-los na compreensão dos fenômenos e no entendimento da prática social.

Aprender significa estabelecer relações. Tanto as atividades propostas bem como o universo de conhecimentos, experiências e vivências do aluno, lhe permitem ultrapassar o senso comum dando-lhe condições de posicionar-se de maneira coerente frente aos desafios.

Para contemplarmos as novas necessidades do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, a carga horária é ampliada, além da estruturação de uma série de projetos que concretizam conceitos e conteúdos essenciais trabalhados no currículo tradicional.

O currículo deste segmento é constituído pelas seguintes disciplinas:

• Língua Portuguesa

• Ciências