Quem Somos

Compartilhe

O Colégio

O Colégio Salesiano nasceu de mais um sonho de transformar os jovens em bons cristãos e cidadãos honestos. Com essa iniciativa os salesianos tornaram a escola uma referência no setor educacional, agregando competência e força de trabalho nessa empreitada, fruto de suas experiências como religiosos.

Em 26 de março de 1955 foi solenemente lançada a pedra fundamental do Colégio Salesiano de Belo Horizonte. Estavam presentes muitas autoridades, Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Cooperadores Salesianos, Ex-alunos, alunos e alunas dos outros Colégios Salesianos de Minas.

No dia 26 de março de 1955 foi colocada a pedra fundamental e iniciada a construção do colégio pelo Pé. José Vieira de Vasconcelos. No dia 19 de março de 1959, sob a proteção de São José, foi inaugurado o Liceu Salesiano com 14 alunos.

A partir de 1972 o Colégio Salesiano passou a atender também o público feminino. Na década de 90, o Salesiano inaugurou o seu Ginásio Poliesportivo, o moderno teatro com 550 acentos, a nova biblioteca e outras salas especializadas. Ao longo do tempo, o Colégio foi crescendo, modernizando-se e expandindo suas atividades junto à comunidade da região.

Hoje o Colégio conta com uma estrutura física privilegiada, salas climatizadas e equipadas com tecnologia de vanguarda, quadras de esporte, piscinas, sala de multimídia, laboratórios, parquinhos, área de convivência, cantina, refeitório infantil, sala de artes, capela, áreas de lazer, material didático impresso e digital, gestores especialistas em educação por segmento e excelente corpo docente.

Além de oferecer uma educação inovadora e de qualidade, transformou o imenso espaço físico em um ambiente acolhedor, próprio da filosofia salesiana. A cada dia educadores e jovens se dedicam com alegria à educação de crianças, adolescentes e jovens, visando uma educação de excelência.

O Colégio Salesiano atende alunos dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

O Colégio Salesiano, inspirado nos princípios da Educação Nacional e da Filosofia Salesiana, procura proporcionar ao educando oportunidade de educação integral, humana e cristã, com base no Sistema Preventivo de Dom Bosco, visando a sua participação crítica e transformadora na Sociedade e na sua Comunidade.

Projeto Pedagógico do Colégio Salesiano



Valores

- Jesus Cristo

- Sistema Preventivo e Direitos Humanos

- Pastoral Juvenil Salesiana

- Promoção da igualdade étnico-racial

- Família

- Formação continuada

- Inovação

- Ecologia Integral

- Governança colaborativa

- Trabalho de equipe em rede

 

Missão

Ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais pobres, por meio da evangelização, da educação e da assistência social, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e fraterna.


Visão

Ser referência na evangelização, na educação e na assistência social dos jovens, com uma gestão competente, vivendo o carisma salesiano.