Proposta

I - PROJETO PASTORAL

Desenvolver a educação salesiana hoje, é pensar um processo de valorização de todos os agentes educacionais de uma presença salesiana. É um contínuo reaprender a olhar a escola como um todo educacional e transcendente. A esse olhar/ação chamamos de “uma escola em pastoral” que reflete a proposta sonhada e concretizada pelo fundador salesiano: Dom Bosco

Ao desenvolver seu audacioso trabalho, Dom Bosco chegou a conclusões que merecem destaque. Primeiramente estabeleceu princípios, pilares da pedagogia salesiana, que são: Razão, Religião e Amorevolezza – palavra italiana sem tradução em português, se aproxima de ternura, é uma forma de amor que cuida, que educa. A segunda era sua convicção/crença de que mesmo no jovem mais perdido há algo de positivo, que era preciso descobrir o que ele tem de melhor.

Pastoral Escolar:

A atuação da Pastoral Escolar em um colégio salesiano dever perpassar cada esfera institucional, chamar atenção para o carisma, a espiritualidade e o zelo humano, que deve acontecer no ambiente salesiano.

A função da pastoral está em contribuir para a formação humana e espiritual de toda a instituição. Para isso, trabalha em parceria com a diretoria, o serviço de assistência pedagógica, a supervisão pedagógica, a orientação educacional... auxiliando, assessorando, acompanhando e participando das demandas da escola.

O Evangelho, o Carisma Salesiano e o Sistema Preventivo de Dom Bosco alicerçam o existir da pastoral escolar. Seu compromisso é trabalhar para que os destinatários salesianos sintam que no ambiente salesiano existe um clima diferenciado de acolhida, alegria e espontaneidade:

Missão da pastoral:

• Ser na escola presença e sinal animador do Carisma Salesiano;

• Trabalhar a formação humana e cristã para criar clima de família com educadores e educandos;

• Promover atividades de socialização, formação e espiritualidade em toda comunidade educativa.

Objetivos:

• Desenvolver um projeto de educação pela fé, oferecendo aos educandos um clima de liberdade segundo uma salutar pedagogia;

• Oferecer um serviço que oriente, acompanhe e fortaleça os educandos na descoberta e realização de seu projeto de vida;

• Favorecer a possibilidade de vivência em grupo e ampliá-la para que possam surgir experiências de comunidades corresponsáveis e comprometidas;

• Ser referência da presença carismática salesiana e religiosa;

• Promover atividades com cunho social e religioso;

• Auxiliar a formação pedagógica, religiosa e humana;

II- ATIVIDADES PASTORAIS 2015:

Início do ano:

• Acolhida aos educadores;

• Acolhida aos alunos novatos, Já dizia Dom Bosco: “somos casa que acolhe” faz parte do carisma salesiano acolher bem.

Dimensão Catequético-Pastoral

• Preparação para a 1ª Eucaristia;

• Preparação para a Crisma;

• Celebrações Eucarísticas;

• Celebrações paralitúrgicas;

• Celebração dos aniversariantes do mês;

• Retiros;

Ex-alunos:

Para Dom Bosco o ex-aluno é continuador/propagador do carisma salesiana em levar com otimismo o amor à vida e ao Senhor da vida aos “quatro ventos”;

• Projeto Semeando carinho;

• Projeto Natal no Vale;

Formação:

• Manhãs / tardes /noites de Formação;

• Retiro dos educadores;

• Representantes pastorais de turma;

• Representantes de turma;

• Entrevistas e trabalhos externos;

• Formação dos educadores nas reuniões pedagógicas;

III- PROJETOS PASTORAL / PEDAGÓGICOS

• Campanha do Agasalho;