Quinta-feira 17 de abril de 2014

Proposta pedagógica - EJA

E-mail Imprimir

O Colégio Salesiano Belo Horizonte fundamenta sua proposta pedagógica na formação integral do estudante por meio de um ensino de qualidade e de uma proposta evangelizadora.
Como formação integral a educação salesiana proporciona o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação do educando, visando motivá-lo a uma disponibilidade permanente para aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a ser e aprender a crer.
A perspectiva salesiana valoriza as pessoas em seu processo de individualização e socialização, às realidades terrenas, desenvolvendo o sentido crítico, cuidando da preparação para a liberdade, para a vida e o exercício profissional.
Seus princípios se concretizam com ênfase na formação de competências múltiplas, na resolução de problemas, no trabalho em equipe, no empreendedorismo, na capacidade de flexibilização e de aprender a aprender.
Desenvolve uma educação investigativa, dialógica e que propicia a troca de experiências; uma educação que propõe o desenvolvimento de valores e a busca no sentido cristão da vida, que estimula a aceitação das diferenças e o cuidado com o outro, que possibilita à criança e ao jovem percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa para o desenvolvimento do pensamento reflexivo.
A organização curricular estabelecida em áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas tem por objetivo reunir os conhecimentos numa prática escolar integradora e crítica.
Os componentes curriculares são desenvolvidos de forma a proporcionar um ambiente escolar favorável à aprendizagem, no qual todas as ações favorecem um repertório de significados. Assim, aquele que aprende pode utilizá-los na compreensão dos fenômenos e no entendimento da prática social.
Aprender significa estabelecer relações. Tanto as atividades propostas bem como o universo de conhecimentos, experiências e vivências do aluno, lhe permitem ultrapassar o senso comum dando-lhe condições de posicionar-se de maneira coerente frente aos desafios.
O papel do educador é de mediador do conhecimento, ou seja, aquele que propõe estratégias didáticas, de maneira efetiva, com vistas a atender a todos os alunos. Sendo assim, é sua função instigar, provocar e orientar os estudantes buscando alcançar excelência acadêmica.

SISTEMA ACADÊMICO
ASP ESCOLA