Sexta-feira 19 de dezembro de 2014

Proposta pedagógica - EJA

E-mail Imprimir
O Colégio Salesiano se propõe a eliminar a distorção existente entre idade e ano de escolaridade de jovens e adolescentes trabalhadores de forma a possibilitar:
- a efetivação da aprendizagem mediante a elevação da auto-estima e do interesse de seus educandos;
- o aparecimento de um novo conceito de espaço e tempo escolar, que transcende a dimensão do horário letivo tradicional;
- a implantação de outro ritmo nos trabalhos escolares, mais adequado e compatível com os interesses e expectativa de seus adolescentes e jovens trabalhadores;
- o prosseguimento do processo escolar, por parte de seus educandos, no Ensino Médio, dentro da faixa etária correta.

O Projeto Desafio é executado no Colégio Salesiano sem custo para os estudantes, destinado aos jovens e adolescentes do CESAM e estudantes que apresentem as mesmas características desses jovens.

Ao se propor a implantação deste projeto, voltado para o Ensino Médio, a Inspetoria São João Bosco, mantenedora do colégio, está levando em consideração o disposto da resolução 435/99 CEE, de 13 de maio de 1999.

A educação salesiana procurou criar seu estilo educativo próprio, como forma de ajudar o educando e transcender o puro fato da recepção de informações, no processo educativo. Este estilo de educação tem como elemento de coesão o amor ao educando e à missão educativo-pastoral.

A proposta salesiana procura estimular e seguir um processo de educação que incentiva a criatividade favorecendo a sua inserção na cultura e na sociedade. A concepção de educação procura desenvolver um plano explícito de educação na fé, oferecido aos educandos em clima de liberdade e segundo uma salutar pedagogia. Como desafio oferece um serviço que oriente e acompanhe os educandos na descoberta e realização de seu projeto de vida, de modo a favorecer a vida de grupo e a amplia-la para que possam surgir experiências de comunidades corresponsáveis e comprometidas.

SISTEMA ACADÊMICO
ASP ESCOLA