Projetos / Atividades

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Projeto Salêtrando

Os alunos do sexto ano do ensino fundamental participam do Projeto Salêtrando. Por meio do concurso de soletração, os alunos conhecem novas palavras, enriquecem o seu repertório vocabular, aprendem diferentes regras ortográficas que possibilitam a escrita correta das palavras, além de aprenderem a consultar o dicionário. O concurso é desenvolvido ao longo do ano com atividades complementares que fomentam a formação do conhecimento semântico com vistas a sistematização das regras ortográficas e a grafia de palavras irregulares. Tudo isso de uma forma bem divertida, pois aprendem a Língua Portuguesa brincando!


Projeto Orientação Profissional em Questão

Dentre as várias fases da vida do adolescente, a escolha equilibrada da carreira profissional é momento decisivo para novos desafios, crença em novos valores, projetos de vida, atitudes. Exige empenho, busca e perseverança. Este também é um período de muitas incertezas e cobranças e é imprescindível o acompanhamento e informação para que a escolha seja adequada. As novas referências e uma visão mais ampla do mercado de trabalho possibilitarão um confronto sadio com velhas crenças adquiridas anteriormente no contexto da família, da comunidade onde vive, no grupo de amigos. O projeto é iniciado no nono ano, época em que os alunos começam a pensar em seu projeto de vida. No ensino Médio, inicia-se o trabalho do autoconhecimento e uma pesquisa minuciosa dos cursos de graduação para conhecimento dos mesmos. Este processo é realizado através da visitação às Mostras de Profissões, palestras, seminários, debates sobre filmes, entrevistas com profissionais, atendimento individualizado e culmina no Laboratório das Profissões. Desta forma os estudantes estarão preparados para que esta escolha seja feita de forma consciente e permitirá que o jovem alcance a sua realização pessoal.


Projeto Revista

O Projeto Revista é um recurso pedagógico de redação com destinatário real. Conhecer os textos jornalísticos que circulam na sociedade com muita frequência é um meio de se estudar a língua. Entre os textos jornalísticos trabalham-se notícias, reportagens, entrevistas, artigos editoriais, artigos de opinião, colunas, todos estes como unidades comunicativas com sua estrutura textual e características próprias. Mediados pelo professor de Língua Portuguesa, os alunos do Ensino Fundamental II criam uma revista interdisciplinar. A turma, dividida em grupos, busca informações das diversas áreas de conhecimento e redige os textos considerando o tipo e o gênero textual deste portador de texto. A organização dos trabalhos em grupos favorece a interação, a socialização das informações e, consequentemente, a construção do conhecimento. Ressalta–se que para obter informações é importante o desenvolvimento de estratégias diversificadas, como debates, seminários, pesquisas em livros, revistas, jornais e internet. Tudo isso leva os estudantes a aprenderem procedimentos importantes como localizar informações em bibliotecas, sites, utilizar índices de livros, planejar entrevistas e formatar revistas.


Projetos Jogos Matemáticos

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Os educadores matemáticos procuram alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a auto confiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. Brincando o estudante reflete e aprende. Considerando estes princípios, o Colégio Salesiano faz o uso de jogos no ensino da Matemática com o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno. Desta forma, consolida as competências e habilidades desenvolvidas em sala de aula. Os grupos apresentam seus jogos, regras e conteúdos trabalhados e posteriormente a turma desenvolve-os e participa da atividade de forma lúdica.

Projeto Emprendedorismo e a Matemática

A proposta de uma educação empreendedora é baseada na resolução de problemas e é voltada para a realidade dos estudantes. O Colégio Salesiano procura inserir em seu currículo este projeto que possibilita a transformação do meio ambiente mediante a realização dos objetivos pessoais. As aulas de matemática do Ensino Fundamental II tomam uma dimensão mais significativa à medida em que os estudantes buscam soluções para seus próprios problemas. A necessidade de se calcular e criar planilhas, gráficos ou tabelas de monitoramento torna a matemática um excelente recurso de aprendizagem. Além disto, o projeto desenvolve a capacidade de inovar, conquistar e unir pessoas em busca de um mesmo objetivo. Os alunos se tornam protagonistas na construção de uma melhor qualidade de vida para todos. Lidar com o novo representa um grande desafio para os educandos, o que é extremamente importante para a formação das competências necessárias ao trabalhador do século XXI. Auto realização, ousadia e persistência são valores positivos desenvolvidos na personalidade empreendedora.

Projetos Pequenos Gestos - Solidariedade

Desenvolver gestos de solidariedade, agradecer o outro e saber ouvir é uma missão educacional do Colégio Salesiano. É responsabilidade social desenvolver a ternura que acolhe todas as pessoas, que respeita o diferente, que revela o caminho da fraternidade. Ao Incentivar a prática de pequenos gestos de solidariedade que podem ensinar a partilhar e ser solidário cria-se um ambiente de alegria e amor fraterno. A proposta da Educação Religiosa cria possibilidades para que se formem pessoas mais humanas, para que sejam capazes de mudar e transformar a sociedade fundada na liberdade, na justiça e na solidariedade. O projeto prevê recursos pedagógicos diversos que pressupõem o poder da ação. A partir de atividades propostas pelo educador, outras poderão ser sugeridas pelos alunos que desta forma serão os protagonistas de gestos de solidariedade.

Projeto de Inculturação

Verifica-se que o sistema educacional e social do país é excludente e discriminatório o que leva a escola à necessidade da organização de estratégias pedagógicas para a valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico-racial presente na educação escolar brasileira. Para atender a esse propósito a Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008 estabelece como premissa o reconhecimento da identidade, da história e da cultura dos afro-brasileiros, a garantia de seus direitos de cidadãos e a valorização das suas raízes. Para se concretizar essa temática e para que se alcance a meta da educação de cidadãos atuantes no seio da sociedade brasileira em uma nação democrática o Colégio Salesiano desenvolve o PROJETO INCULTURAÇÃO. A proposta interdisciplinar valoriza a cultura dos afrodescendentes por meio de oportunidades significativas de leitura, pesquisa, discussão e produções diversificadas que marcam o contexto educacional.