Projetos / Atividades

Compartilhe

Projeto Orientação Profissional em Questão

Dentre as várias fases da vida do adolescente, a escolha equilibrada da carreira profissional é momento decisivo para novos desafios, crença em novos valores, projetos de vida, atitudes. Exige empenho, busca e perseverança. Este também é um período de muitas incertezas e cobranças e é imprescindível o acompanhamento e informação para que a escolha seja adequada. As novas referências e uma visão mais ampla do mercado de trabalho possibilitarão um confronto sadio com velhas crenças adquiridas anteriormente no contexto da família, da comunidade onde vive, no grupo de amigos. O projeto é iniciado no nono ano, época em que os alunos começam a pensar em seu projeto de vida. No ensino Médio, inicia-se o trabalho do autoconhecimento e uma pesquisa minuciosa dos cursos de graduação para conhecimento dos mesmos. Este processo é realizado através da visitação às Mostras de Profissões, palestras, seminários, debates sobre filmes, entrevistas com profissionais, atendimento individualizado e culmina no Laboratório das Profissões. Desta forma os estudantes estarão preparados para que esta escolha seja feita de forma consciente e permitirá que o jovem alcance a sua realização pessoal.

Projeto "Oscar Salê"

‘’O Projeto “Oscar Salê” é um projeto desenvolvido com a parceria da Orientação Educacional e o Ensino Religioso e tem a finalidade de promover, de forma bem humorada e descontraída, o entrosamento entre os alunos da terceira série do Ensino Médio. Além de ser uma oportunidade divertida de integração das turmas o Oscar revela o perfil que cada um transmite para os seus colegas sendo mais uma das atividades de autoconhecimento, inclusão e respeito às diferenças. Como projeto de vida, no registro da história construída no Colégio Salesiano, cada aluno é reconhecido como ser individual, dotado de características próprias que podem facilitar a sua caminhada na vida. O evento propicia momentos de descontração para amenizar a tensão dos estudos para o ENEM e vestibulares. Em noite de glamour, com a participação de familiares e amigos, o Oscar se torna um evento ao estilo hollywoodiano. 

Projeto Ética e Cidadania

A função do Colégio Salesiano é preparar os estudantes com habilidades e competências para atuarem na sociedade com ética e nela provocarem melhorias. O Projeto Ética e Cidadania é um convite à reflexões quanto às relações pessoais dos alunos do ensino médio e pressupõe princípios de respeito mútuo, justiça e solidariedade. A proposta oportuniza o diálogo para construção da consciência ética e formação da cidadania. Ao propor atividades que ajudem o aluno a pensar sobre a sua conduta há uma intencionalidade educativa e responsável, com um enfoque atual e inovador. Num cenário de incertezas e inquietações constantes o desafio é desenvolver as novas competências necessárias para esta sociedade, que muitas vezes despreza os princípios e valores que fundamentam uma sociedade justa. Trabalhar a ética é fundamental para a formação do indivíduo e uma fonte de preparação para o projeto de vida de cada um. O texto base utilizado para auxiliar nas atividades é o da Campanha da Fraternidade que reflete a dimensão da vida em sociedade, que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.

Projeto de Vida

Pensar no futuro e fazer planos são aspectos naturais para muitas pessoas, porém, organizar-se para sua realização é um desafio. Um Projeto de Vida é um plano para que a pessoa possa visualizar melhor a direção que deve seguir para alcançar seus objetivos. O estudante necessita saber claramente quais são seus objetivos e metas e, precisa ter em mente quais são os valores mais importantes em sua vida, pois são eles que direcionam os caminhos. Se as metas não estiverem de acordo com esses valores, dificilmente a pessoa estará satisfeita com o que está fazendo. Mesmo alcançando as metas, se ela não estiver em harmonia com o que realmente o seu coração pede, sentirá um vazio interior. O estímulo à reflexão e o desenvolvimento do espírito crítico propostos neste projeto apoiam-se em uma abordagem incentivadora à utilização de ferramentas que a própria pessoa possui e se tornam palpáveis a partir da de um aprofundamento do autoconhecimento. Dessa forma, os jovens poderão ampliar suas investigações considerando a influência das diversas áreas da vida em suas escolhas, seja no contexto da própria intimidade, nas relações familiares e amizades, até às questões relacionadas à carreira profissional, finanças e empreendedorismo.

Projeto Orientação Profissional em Questão

O Ensino Médio é momento decisivo para novos desafios, crença em novos valores, projetos de vida, atitudes. E essa transformação é que prepara o jovem para assumir a responsabilidade da vida adulta. Fazer uma escolha equilibrada na carreira profissional exige empenho, busca e perseverança. Este também é um período de muitas incertezas e cobranças e é imprescindível acompanhamento e informação para que a escolha seja adequada. As novas referências e uma visão mais ampla do mercado de trabalho possibilitarão um confronto sadio com velhas crenças adquiridas anteriormente no contexto da família, da comunidade onde vive, no grupo de amigos. As reflexões mediadas pelos educadores, preparam o jovem para dar um passo importante em sua vida: a escolha da profissão. Sugere-se que esta escolha seja feita de forma consciente para permitir que o jovem alcance a sua realização pessoal. O projeto possibilita aos estudantes uma pesquisa minuciosa dos cursos de graduação para conhecimento dos mesmos. Este processo é realizado através da visitação à Feira e entrevista aos participantes da mesma. Dessa maneira estarão preparados para enfrentar qualquer tipo de questionamento levantado por professores e visitantes no dia da Feira de Profissões.

Projetos Pequenos Gestos - Solidariedade

Desenvolver gestos de solidariedade, agradecer o outro e saber ouvir é uma missão educacional do Colégio Salesiano. É responsabilidade social desenvolver a ternura que acolhe todas as pessoas, que respeita o diferente, que revela o caminho da fraternidade. Ao Incentivar a prática de pequenos gestos de solidariedade que podem ensinar a partilhar e ser solidário cria-se um ambiente de alegria e amor fraterno. A proposta da Educação Religiosa cria possibilidades para que se formem pessoas mais humanas, para que sejam capazes de mudar e transformar a sociedade fundada na liberdade, na justiça e na solidariedade. O projeto prevê recursos pedagógicos diversos que pressupõem o poder da ação. A partir de atividades propostas pelo educador, outras poderão ser sugeridas pelos alunos que desta forma serão os protagonistas de gestos de solidariedade.

Projeto de Inculturação

Verifica-se que o sistema educacional e social do país é excludente e discriminatório o que leva a escola à necessidade da organização de estratégias pedagógicas para a valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico-racial presente na educação escolar brasileira. Para atender a esse propósito a Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008 estabelece como premissa o reconhecimento da identidade, da história e da cultura dos afro-brasileiros, a garantia de seus direitos de cidadãos e a valorização das suas raízes. Para se concretizar essa temática e para que se alcance a meta da educação de cidadãos atuantes no seio da sociedade brasileira em uma nação democrática o Colégio Salesiano desenvolve o PROJETO INCULTURAÇÃO. A proposta interdisciplinar valoriza a cultura dos afrodescendentes por meio de oportunidades significativas de leitura, pesquisa, discussão e produções diversificadas que marcam o contexto educacional.