Projetos Pequenos Gestos - Solidariedade

Desenvolver gestos de solidariedade, agradecer o outro e saber ouvir é uma missão educacional do Colégio Salesiano. É responsabilidade social desenvolver a ternura que acolhe todas as pessoas, que respeita o diferente, que revela o caminho da fraternidade. Ao Incentivar a prática de pequenos gestos de solidariedade que podem ensinar a partilhar e ser solidário cria-se um ambiente de alegria e amor fraterno. A proposta da Educação Religiosa cria possibilidades para que se formem pessoas mais humanas, para que sejam capazes de mudar e transformar a sociedade fundada na liberdade, na justiça e na solidariedade. O projeto prevê recursos pedagógicos diversos que pressupõem o poder da ação. A partir de atividades propostas pelo educador, outras poderão ser sugeridas pelos alunos que desta forma serão os protagonistas de gestos de solidariedade.

Projeto de Inculturação

Verifica-se que o sistema educacional e social do país é excludente e discriminatório o que leva a escola à necessidade da organização de estratégias pedagógicas para a valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico-racial presente na educação escolar brasileira. Para atender a esse propósito a Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008 estabelece como premissa o reconhecimento da identidade, da história e da cultura dos afro-brasileiros, a garantia de seus direitos de cidadãos e a valorização das suas raízes. Para se concretizar essa temática e para que se alcance a meta da educação de cidadãos atuantes no seio da sociedade brasileira em uma nação democrática o Colégio Salesiano desenvolve o PROJETO INCULTURAÇÃO. A proposta interdisciplinar valoriza a cultura dos afrodescendentes por meio de oportunidades significativas de leitura, pesquisa, discussão e produções diversificadas que marcam o contexto educacional.

Projetos Jogos Matemáticos

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Os educadores matemáticos procuram alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a auto confiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. Brincando o estudante reflete e aprende. Considerando estes princípios, o Colégio Salesiano faz o uso de jogos no ensino da Matemática com o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno. Desta forma, consolida as competências e habilidades desenvolvidas em sala de aula. Os grupos apresentam seus jogos, regras e conteúdos trabalhados e posteriormente a turma desenvolve-os e participa da atividade de forma lúdica.

Projeto Ciranda do Livro

Estimular a leitura entre as crianças através da contagem de histórias desenvolve a imaginação, a criatividade, a interpretação de imagens e a oralidade. Esses aspectos são contemplados com propriedade no desenvolvimento do projeto “Ciranda do Livro”. Os alunos ora são contadores de histórias, ora repórteres, ora ouvintes. Esta proposta de leitura de livros literários possibilita uma interação significativa com a escrita em que os educandos vivenciam situações de aprendizagem da língua e desenvolvem o gosto pela leitura. Os alunos enriquecem o vocabulário, representam cenas, se tornam roteiristas. O projeto é realizado com os alunos do Ensino Fundamental I e possibilita o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o aprendizado da leitura e da escrita.