O Colégio Salesiano Belo Horizonte fundamenta sua proposta pedagógica na formação integral do estudante por meio de um ensino de qualidade e de uma proposta evangelizadora.
Como formação integral a educação salesiana proporciona o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação do educando, visando motivá-lo a uma disponibilidade permanente para aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a ser e aprender a crer.
A perspectiva salesiana valoriza as pessoas em seu processo de individualização e socialização, às realidades terrenas, desenvolvendo o sentido crítico, cuidando da preparação para a liberdade, para a vida e o exercício profissional.
Seus princípios se concretizam com ênfase na formação de competências múltiplas, na resolução de problemas, no trabalho em equipe, no empreendedorismo, na capacidade de flexibilização e de aprender a aprender.
Desenvolve uma educação investigativa, dialógica e que propicia a troca de experiências; uma educação que propõe o desenvolvimento de valores e a busca no sentido cristão da vida, que estimula a aceitação das diferenças e o cuidado com o outro, que possibilita à criança e ao jovem percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa para o desenvolvimento do pensamento reflexivo.
A organização curricular estabelecida em áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas tem por objetivo reunir os conhecimentos numa prática escolar integradora e crítica.
Os componentes curriculares são desenvolvidos de forma a proporcionar um ambiente escolar favorável à aprendizagem, no qual todas as ações favorecem um repertório de significados. Assim, aquele que aprende pode utilizá-los na compreensão dos fenômenos e no entendimento da prática social.
Aprender significa estabelecer relações. Tanto as atividades propostas bem como o universo de conhecimentos, experiências e vivências do aluno, lhe permitem ultrapassar o senso comum dando-lhe condições de posicionar-se de maneira coerente frente aos desafios.
O papel do educador é de mediador do conhecimento, ou seja, aquele que propõe estratégias didáticas, de maneira efetiva, com vistas a atender a todos os alunos. Sendo assim, é sua função instigar, provocar e orientar os estudantes buscando alcançar excelência acadêmica.
Filosofia Salesiana
Crenças e valores
Na base motivadora da tarefa educativa salesiana, dando-lhe consistência, encontram-se as crenças de que:
a) na comunidade educativa, todos são educadores e vivem sua missão como compromisso de vida;
b) todo educando traz consigo potencialidades para o desenvolvimento e a prática do bem;
c) o educando é o protagonista da própria formação e de sua história;
d) é possível educar evangelizando e evangelizar educando;
e) o estilo de educação configura-se não só como método, mas também como espiritualidade;
f) a reciprocidade é o melhor caminho tanto para se entender o relacionamento entre as pessoas como para promovê -lo. Há valores igualmente na base motivadora do projeto da Rede Salesiana de Escolas, operacionalizados no cotidiano da ação educativa;
g) a presença propositiva do educador entre os educandos;
h) a preventividade, uma das marcas da proposta educativa salesiana, entendida como geradora de um conjunto de atitudes e ações no relacionamento entre educador e educando, em vista do futuro, na consciência de que "é melhor prevenir do que reprimir”;
i) o ambiente educativo, que favorece o relacionamento em um clima de acolhida, de alegria e de co-responsabilidade;
j) as forças interiores, configuradas no trinômio razão, religião e amor educativo, às quais se faz constante apelo na experiência educativa salesiana.
Fundamentos ético-políticos
Consolidada através de uma caminhada centenária, a forma salesiana de educar vê na maturação e promoção dos valores humanos e, em especial no desenvolvimento da dimensão religiosa e cristã, a finalidade de seu projeto educativo de promoção integral, humana e cristã do educando. Visto na totalidade de suas dimensões e na unidade de seu dinamismo existencial, o educando centra toda a preocupação do sistema educativo salesiano. Norteada pelas suas crenças, a educação salesiana estabelece, pois, como fundamentos ético-políticos, garantidores do processo de maturação e promoção dos valores humanos, que o ColégioSalesiano:
1. oferecerá oportunidades de discussão, para que se firmem os valores transcendentais e essenciais do educando, livres de sectarismo e preconceitos;
2. oferecerá oportunidades e condições para que o seu educando participe na vida em sociedade, com ações que o levem à compreensão, à crítica, à responsabilidade, à solidariedade, ao respeito ao bem comum;
3.garantirá em quantidade e qualidade o seu processo educativo de ensino-aprendizagem;
4.colaborará para que o educando possa desenvolver a convivência pacífica em sociedade;
5.empenhará esforços para que possa tornar-se um laboratório de experiências pedagógicas, com a finalidade de obter um dinâmico aperfeiçoamento qualitativo;
6. desenvolverá mecanismos e instrumentais para que seu processo educativo seja um instrumento essencial na defesa da dignidade humana e da cidadania;
7. valorizará seus profissionais de educação, com ofertas de possibilidades de crescimento profissional e realização pessoal, para que possam ser cada vez mais agentes de promoção e de garantia da qualidade de educação.
Fundamentos epistemológicos
Na base de todo o processo educativo está o educando se aproximando do objeto. É neste movimento que se estabelece a relação sujeito e objeto. Uma relação que acontece em mão dupla e sem prerrogativas. De um lado a consciência se lançando junto às coisas e aos demais entes.
De outro , a própria consciência deixando-se interagir com os entes que se achegam a ela, nela entrando e nela se objetivando. Assim estabelecida a relação entre sujeito e objeto, o conhecimento vai surgindo como expressão interativa, tendo no sujeito o papel de agente construtor operante e não apenas registrador dos dados impostos, vindo do exterior. Com isto, o conhecimento vai interferindo na educação, não só no saber, mas no agir e no próprio existir do educando.
Visto na abrangência de sua subjetividade, o educando vai integrando a dimensão cognoscitiva de suas atividades, expressa na racionalidade lógica, com a racionalidade emocional, atuando nos seus múltiplos fatores de ordem biológica, psicológica e afetivo-emocional. Dentro deste quadro são delineados os critérios do trabalho educativo e a própria concepção do educando.
Por isso, o Colégio Salesiano, partindo das crenças que nortearam a educação salesiana desde os primórdios de sua existência, estabelece como fundamentos epistemológicos de sua ação educativa:
1 - A ação educativa, na escola, deve desenvolver-se de forma a propiciar uma educação integral.
2 - Centro de toda a ação educativa, o educando, como construtor e participante, deve ser o protagonista de sua formação e de sua história..
3 - A ação educativa, na escola, deve desenvolver-se de forma a oportunizar, além da construção do indivíduo, a construção da coletividade, garantindo a individualidade e, ao mesmo tempo, completando a realização do grupo.
Fundamentos Metodológicos
A educação salesiana procurou criar seu estilo educativo próprio, como forma de ajudar o educando a transcender o puro fato da recepção de informações, no processo educativo. Esse estilo de educação tem como elemento de coesão o amor ao educando e à missão educativo-pastoral e procura:
1 - Ação educativa apoiada no critério preventivo.
Esse Critério garante as propostas que encaminham o educando para experiências positivas, a fim de que possam ser prevenidas as experiências deformantes. Ele ajuda o educando a desenvolver as atitudes que lhe permitem superar positivamente os riscos e a viver a plenitude de suas aspirações, dinamismos e impulsos.
2 - Ação educativa garantida pelo ambiente educativo.
O ambiente educativo é marcado pelo espírito de família, pelo clima de alegria, pelo convite à criatividade e expressão espontânea, pela racionalidade e flexibilidade, pelas exigências disciplinares vividas com amabilidade e amor.
3 - Ação educativa preocupada com a relação educativa pessoal.
A Relação Educativa Pessoal se baseia na familiaridade e confiança, com a capacidade de acolhida e diálogo sendo explorados.
4 - Ação educativa desenvolvida a partir da "razão, religião e amorevolezza".
Razão: O educando deve sempre perceber os motivos da ação educativa. Todos nos educamos, cada um segundo as suas possibilidades, por meio de participação, corresponsabilidade, espírito crítico e diálogo. "Ninguém educa ninguém".
Religião: A educação salesiana não pode prescindir do Evangelho.
Amorevolezza: A presença salesiana se identifica pela atitude de acolhida, bondade, alegria e fraternidade, que cria um clima de família. A afeição demonstrada é o "tempero" de tudo.
5 - Ação educativa salesiana desenvolvida pela presença animadora entre os educandos.
Pela presença, os educadores participam da vida dos educandos, animam suas iniciativas, oferecem elementos de maturação e previnem experiências negativas.