Ao se falar em educação, antes de se pensar em conteúdo, avaliações e pedagogias, é fundamental ter em mente o papel da escola enquanto espaço das relações e amadurecimento humano.

A Educação Salesiana precisa ser um “espaço” harmonioso (equilíbrio) onde se ouve, estuda, acolhe, perdoa e responsabiliza, para que o educando tenha possibilidade de ser protagonista de sua história.

Pensar em equilíbrio é ter consciência das responsabilidades que consistem em cuidar de si, das outras pessoas, da cidade, dos recursos naturais, dos animais, da consciência dos erros do passado olhando para o futuro.

A criança/jovem precisa ser educado para ser um consumidor consciente de que o mundo possui recursos finitos.

1. EJA

O Colégio Salesiano, ciente de sua responsabilidade social, oferece o Projeto Desafio, uma proposta de educação para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de desenvolver uma escolarização regular.

Sob inspiração dos princípios humanos e espirituais ensinados por Dom Bosco e nos termos das diretrizes e parâmetros da Educação Nacional, o projeto oferece gratuitamente formação de Ensino Médio para adultos e jovens a partir de 16 anos (completos), que já tenham concluído o Ensino Fundamental e se encaixem no perfil socioeconômico exigido.

As aulas são desenvolvidas de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 22h20. Para conclusão do curso, além de bom aproveitamento nos conteúdos e habilidades trabalhadas, é indispensável a frequência em 75% das horas letivas de atividades curriculares.

A seleção dos alunos é feita por uma assistente social de acordo com os critérios do Conselho Municipal de Assistência Social.

2. PROJETO DE EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA FINANCEIRA

O Colégio Salesiano tem compromisso com a sociedade e com a cidadania. Nesta perspectiva, e em sintonia com a Lei de Diretrizes e Bases que legitima sobre a importância da educação vinculada ao mundo do trabalho e da prática social, desenvolve-se o projeto da Matemática Financeira. Esta proposta favorece o desenvolvimento das competências para que as pessoas sejam capazes de viver e trabalhar em um mundo contemporâneo de modo produtivo, integrado e prazeroso. Os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental estudam os quatro passos da metodologia DSOP, (diagnosticar, sonhar, orçar e poupar) e aprendem de forma continuada e integrada.

3. PROJETO PASTORAL DE VISITAS A INSTITUIÇÕES CARENTES

O projeto tem como objetivo desenvolver o protagonsimo juvenil. A partir de conhecimentos das causas históricas, sociais, culturais e políticas dos contextos responsáveis por situações de miséria e de exclusão social, os educandos constroem propostas de intervenção. Com essa parceria estabelecida é possível formar pessoas mais solidárias, amorosas e fraternas.