Tecnologia na escola: uma discussão necessária

O Colégio Salesiano, preocupado com as mudanças globais, vem desenvolvendo estudos sobre o uso da tecnologia na escola. Muitas questões discutidas nos grupos de whatsapp podem gerar conflitos internos e gerar problemas que impactam na dinâmica escolar. Indagações como: “Formar grupos de conversa por meio de WhatsApp é uma iniciativa positiva? ” “Quais as consequências do mau uso desta ferramenta? ” estão sendo analisadas pelos educadores. A equipe técnica do colégio, em sintonia com a filosofia salesiana, vem propondo reflexões contínuas com os estudantes no intuito de educa-los para a vida. “Se o grupo postar mensagens ofensivas, esta atitude pode se tornar um crime que tem consequências trágicas” afirma a orientadora Maria Amélia. Em entrevista para o Jornal da Band a diretora pedagógica Heloísa enfatizou os problemas que a escola precisa administrar em função da troca de mensagens inadequadas que prejudicam o rendimento dos alunos. Ao desenvolver uma proposta de preventividade que se baseia na familiaridade e na confiança, com possibilidade de diálogo e acolhida, minimizam-se os conflitos. Confira a reportagem no site da Band Minas.