Pesquisa de campo: uma proposta de valorização da história local

Os alunos do quinto ano do ensino fundamental realizaram uma pesquisa de campo com proposta de valorização da história de Belo Horizonte. O trabalho interdisciplinar tem como objetivos perceber a relação que o ser humano mantém com o meio, com o espaço e com o seu semelhante, aprimorar as práticas textuais e o conhecimento do saber histórico, cultural e geográfico e tomar consciência do papel de cada um na sociedade, numa concepção holística do conhecimento. Os alunos foram acompanhados pela professora e guias. Eles visitaram o Museu Abílio Barreto que guarda um acervo significativo da história de Belo Horizonte e a Praça do Papa, um importante espaço de lazer e diversão que ganhou notoriedade após a visita do papa João Paulo II à cidade. Os alunos realizaram a atividade proposta a partir da pesquisa in loco, retomando os conceitos de cidade como espaço de interação e bem-estar.