Visita a Sabará e Quinta dos Cristais: aprendizagem in loco

O trabalho de campo representa uma importante estratégia de aprendizagem para a interação dos alunos com o objeto de estudo. Tendo como foco a educação ambiental, a preservação do patrimônio histórico e o conhecimento geográfico, as turmas do oitavo ano visitaram a cidade de Sabará e o parque Quinta dos Cristais. No parque, os alunos fizeram caminhada em uma trilha, estudando os aspectos do clima, do relevo, da fauna e da flora. Em Sabará, visitaram a igreja do Carmo, observando aspectos do Barroco Mineiro. No Museu Histórico, observaram a vida da sociedade colonial, a arquitetura, a mineração. Os alunos receberam um roteiro prévio e durante as explicações fizeram anotações dos pontos mais relevantes. Para o trabalho final os estudantes deverão abordar sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e natural, as características geográficas do local, a formação e organização política, social e cultural dos africanos na formação da sociedade mineira, relacionando-os aos conhecimentos construídos em sala de aula.