Atividade Literária: criação de vídeos

A literatura infantojuvenil vista como arte emociona pois, permite ao aluno aprender a apreciar, a sentir, a interpreter e a criar... Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em contato com a literatura brasileira transformaram-se em bons leitores e criaram vídeos para dar significado ao que leram. Na oportunidade, foram interpretadas obras importantes como “O cortiço”, “Clique para zoar”, “O Quinze”, “O Mistério da casa verde”, “O Auto da Compadecida”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e muitas outras. Numa relação de interação com a obra, os alunos compreenderam o texto e o relacionaram com o mundo à sua volta. A análise e a reflexão sobre o enredo, os recursos linguísticos e o contexto das obras literárias foram objetos de aprendizagem nos vídeos. A sala de aula tornou-se espaço de integração e valorização do processo criativo dos mesmos, com aprimoramento da capacidade de observação, pensamento reflexivo, senso crítico e gosto estético.