Conhecendo os candidatos a eleição 2018: uma pesquisa contextualizada

Os alunos do quinto ano foram desafiados a participar do processo democrático de eleição, uma pesquisa contextualizada da sociedade brasileira. Motivados a conhecerem os candidatos, os estudantes pesquisaram nas mídias, jornais e revistas as informações divulgadas. Em sala, discutiram as propostas de cada candidato e refletiram sobre as mesmas, cultivando os valores importantes de um cidadão brasileiro. O respeito a opinião do outro, a pluralidade de ideias, e a garantia de direitos foram as premissas que nortearam o trabalho em sala. A partir do portador de texto, o título de eleitor, os alunos votaram com a responsabilidade característica da situação. Conforme afirma Simone Braga “Entende-se que a escola é um espaço democrático de reflexão para o desenvolvimento do senso crítico, da argumentação, e, portanto, de valorização do indivíduo. Com esta proposta educativa as crianças puderam aprender sobre questões políticas e entenderam a importância de respeitar o direito ao voto. ”