Aula prática invertida: um desafio para aprendizagem

Compartilhe

A metodologia pedagógica Flipped classroom que no Brasil é conhecida como sala de aula invertida, é considerada uma grande inovação no processo de aprendizagem por incentivar a pesquisa, o trabalho em equipe e a utilização de recursos diferenciados para a construção do conhecimento. Os alunos do sétimo ano B, passaram por um desafio relacionado a essa metodologia de ensino. No laboratório de ciências foram separados diferentes materiais: Cloreto de sódio, representantes do Filo Mollusco, ovos de galinha, vidrarias e água. Com os materiais separados na bancada principal, cada grupo deveria desenvolveu uma aula prática sobre o conteúdo e usaram os diversos materiais e procedimentos que normalmente não são utilizados para esse tipo de prática. Para finalizar a professora Amanda em uma conversa aberta com a turma, perguntou sobre as dificuldades enfrentadas para elaboração da prática, dos desafios, da competição para liderança de grupo e como o trabalho em equipe é importante para soluções criativas. A aula foi marcada pelo conhecimento e criatividade o que gerou aprendizagem significativa.