TRABALHO INTERDISCIPLINAR: USO DO JOGO MINECRAFT

Para estudar o Sagrado e a Diversidade Religiosa, os professores Amin, Maína e Helder desafiaram os alunos a pesquisarem sobre os templos e construí-los usando o jogo Minecraft. Usando plataformas, ação, aventura e construção, os estudantes desenvolveram habilidades e criatividade. O objetivo foi definido para criarem construções à base de blocos cúbicos. É possível jogar em rede (trabalho em grupo mas com cada aluno na sua casa). Com um editor de caixa de areia, ou seja, com cenários enormes, onde há espaço para todos os túneis, florestas, lagos, edifícios e montanhas, os jogadores criaram réplicas dos templos. Nesta proposta foi possível explorar diversos conteúdos matemáticos como expressões algébricas, contagem simples, área, perímetro, volume, sequências, potenciação, radiciação, funções de 1º e 2ºgraus bem como seus gráficos, ângulos, plano cartesiano, geometria básica, as quatro operações fundamentais, noções de engenharia, simetria, conversão de unidades de medida de comprimento. Para abordar o estudo sobre ensino religioso foi sugerido que os alunos escolhessem um templo religioso do mundo, pesquisassem sobre ele e sobre a religião a qual pertence com a descrição dos aspectos da fachada arquitetônica.