PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS: ESCLARECIMENTOS E CONSCIENTIZAÇÃO

As palestras sobre drogas são estratégias importantes para prevenção e informação aos jovens sobre os seus malefícios. Preocupados com o bem-estar e a qualidade vida dos alunos, o Colégio Salesiano procura tratar este assunto de forma consciente e reflexiva. Hoje, no mundo globalizado, com tantas informações, os riscos são cada vez maiores onde as drogas ilícitas crescem em diversidade e oferta. E as chamadas drogas lícitas, álcool e cigarro, são comercializados livremente. Lemos todos os dias nos jornais e evidenciamos em nosso cotidiano as consequências desastrosas desta situação: mortes, destruição de famílias, amizades, carreiras profissionais, violência. No dia 23 de junho, o delegado da Polícia Federal, senhor Ricardo Venâncio, ministrou uma palestra para os alunos dos nonos anos do ensino fundamental, das primeiras e segundas séries do ensino médio para esclarecimentos e conscientização. Na oportunidade, foram apresentados os mecanismos de ação e efeitos a curto e longo prazo dos mais diferentes tipos de substâncias psicoativas, destacando a identificação do consumo abusivo e o desenvolvimento da dependência química.