EX-ALUNO DO COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE É VOLUNTÁRIO EM ONG INTERNACIONAL QUE PROMOVE DESPERTAR DE LÍDERES ENTRE A JUVENTUDE.

É uma grata honra receber a visita de ex-alunos no Colégio, é muito difícil conviver durante vários anos com uma pessoa, vendo-a passar da infância para a juventude e depois se despedir. Mas os ex-alunos estão sempre presentes no coração do educador salesiano.

Durante as Olimpíadas 2019 foi no pátio (local privilegiado por Dom Bosco para o encontro com o jovem), que me encontrei com quatro ex-alunos que marcaram positiva e amorosamente a nossa vida no Salê: Letícia Bernardina, Mariana Soares, Pedro Mamede e Abner. Muito alegres, vieram nos abraçar.

Todos sabemos que o Pedro Mamede, assim como a Letícia, além de terem um coração de ouro, são atletas premiados na natação, mas hoje vou fazer uma entrevista com o Mamede. Soube que ele é voluntário numa ONG que promove o despertar de lideranças jovens. Aproveitei para fazer uma entrevista, - à la Dom Bosco - ali mesmo, “no pátio”. Me inspirei no MDD para o 3º ano EM que propõe uma excelente atividade para despertar o voluntariado no coração dos alunos.

Amin: Mamede, explique como é a ONG na qual você é voluntário:

Mamede: Nós somos uma Organização sem fins lucrativos que por meio de intercâmbios procura promover lideranças juvenis focando o desenvolvimento nos jovens de quatro habilidades:

- O Conhecimento, a capacidade para empoderar os outros, conhecer o mundo, seus problemas e ser responsável para buscar solucão para estes problemas .

Amin: Qual é o público alvo?

Mamede: Jovens de 18 a 30 anos de quaisquer classe social.

Amin: Como as pessoas tomam conhecimento da ONG para participar?

Mamede: No nosso site e também no Instagran AIESEC. A ONG é internacional, estamos presentes em mais de 120 países.

Amin: Como que você se engajou? O que te atraiu como voluntário nesta ONG?

Mamede: Vi alguns anuncios no Facebook, mas o que mais me atraiu foi entender que a gente pode fazer a diferença que a gente quer ver no mundo, e crescer como pessoa. Aprendi muito neste ano que estou no voluntariado é muito bacana se desenvolver como pessoa e como líder.

Amin: A sua formação Salesiana o influenciou de alguma forma e ainda influencia no dia a dia para o contato com os outros jovens?

Mamede: Ser salesiano é muito importante porque é uma formação muito mais ampla. Eu, percebo que tenho uma mente aberta, pois poderia ter me formado aqui no Ensino Médio e ficar focado só no vestibular, mas ter outros tipos de valores próprios da formação salesiana, me possibilitou esta oportunidade para me desenvolver cada vez mais.

Amin: Mamede, muito obrigado, e aqui, mais uma vez no pátio, local onde Dom Bosco privilegiou para o encontro com a juventude, eu me encontro com este jovem, promissor, voluntário, de espírito e alma salesiana. Mamede, suas últimas considerações:

Mamede: É isso, conheça a AIESEC e aproveitem muito o que o Salesiano pode dar para vocês.

Amin: Muito obrigado aí um forte abraço….

Mamede: Deu certo Amin?