Quadro do artista plástico Hélio faria

Compartilhe



Encontra-se em exposição na Biblioteca Padre José Vieira de Vasconcelos, a biblioteca do Colégio Salesiano, o quadro retratando o diálogo de Jesus com seus discípulos do artista plástico Hélio Faria.

Com 1,63 x 2,14 m, foi elaborada com a técnica acrílico sobre tela, segundo o professor Israel Carvalho.

Algumas informações sobre vida e obra do artista plástico Hélio Faria:

Nasceu em Belo Horizonte, aos 21 de novembro de 1929 é publicitário e pintor mineiro. Produziu vários trabalhos artísticos, em especial, voltados à pintura sacra e à literatura infantil.

Foi diretor de arte da Standard Propaganda, sediada em Belo Horizonte; diretor de arte e subgerente do BH Office da Mccan Erickson Publicidade por dez anos; fundador e presidente da AMP – Associação Mineira de Propaganda – fundador da Asa Criação de Publicidade, da L&F – Lacerda e Faria Publicidade e também da Faria Publicidade.

Já recebeu diversos prêmios, dentre eles: Mérito Legislativo na Câmara Municipal de Belo Horizonte em 1.982. Recebeu a medalha Santos Dumont em 1.985 e Honra ao Mérito em 1.990 pelos serviços prestados à Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Foi homenageado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte em 1.991; no Centenário do Palácio da Liberdade em 1.997 e recebeu uma medalha e uma homenagem especial pela AMP aos 50 anos de publicidade em 2.000.

Tem uma obra exposta no apartamento Borghia, na área moderna do Vaticano, entregue pessoalmente ao Papa João Paulo II.

Em 2017, completou 50 anos dedicados às Artes Plásticas e lançou o livro “Arte Sacra – 50 anos de artes plásticas”.

Na biblioteca do Salesiano é possível conhecer algumas de suas obras na Literatura, escritos e ilustrados pelo autor: Dom Bosco das Crianças, A História de São Francisco: O nosso irmãozinho menor e Histórias que Jesus contava.

Fontes consultadas:

http://arquidiocesebh.org.br/noticias/arte-sacra-e-tema-de-exposicao-e-lancamento-de-livro-do-artista-plastico-helio-faria/

https://isabelacouto.com/2013/06/02/helio-faria-artista-plastico-de-minas-gerais/

http://jornalwebdigital.blogspot.com/2017/02/helio-faria-retrata-em-livro-50-anos-de.html

https://www.segs.com.br/eventos/52594-helio-faria-retrata-em-livro-50-anos-de-arte-sacra

http://www.colegiosalesiano.com.br/biblioteca

 

Quem quiser conhecer o quadro do artista plástico Hélio Faria e também consultar os livros do artista, basta vir à biblioteca no horário de 8h30 às 12h e de 13h às 17h30.