Inculturação: promoção da igualdade étnico-racial

Compartilhe

O Colégio Salesiano participou do encontro de capacitação do Projeto educativo A COR DA CULTURA, que valoriza a cultura afro-brasileira.

O projeto é uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobrás, o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), Ministério da Educação, a Fundação Palmares, a TV Globo e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

O grupo presente discutiu sobre o desafio da diversidade no espaço escolar e refletiu sobre conceitos importantes como identidade, preconceito, racismo, discriminação, africanidades.

Com recursos pedagógicos variados como oficinas, rodas de conversa, jogos, música, dança, análise de vídeos e criação de painéis, os participantes puderam vivenciar e expressar a participação social dos africanos no contexto brasileiro.

A professora Simone Braga, que representou a escola neste evento, enfatizou a importância de se envolver pessoas comprometidas com a justiça social, a fim de se discutir e desencadear formas inovadoras que promovam a igualdade étnico-racial.