Abertura da Campanha da Fraternidade 2020

Teve início, no Colégio Salesiano de BH, a Campanha da Fraternidade 2020, com o tema Fraternidade e vida: dom e compromisso, e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

A campanha desse ano nos incentiva ao cuidado uns com os outros, seja na família, na comunidade, no trabalho, no planeta e na sociedade.

A Pastoral Escolar realizou uma celebração muito bonita que contextualizou os alunos (4º ano E.F.I ao Ensino Médio), sobre os objetivos e atuações propostas na CF2020.

A abertura foi feita pelo Diretor Geral Pe. Vidal, que incentivou os jovens a viverem o espírito do acolhimento e do cuidado ao próximo. Após essa reflexão, foi apresentada toda a dinâmica da Campanha, os alunos conheceram o hino, o cartaz e ainda tiveram a oportunidade de presenciarem uma tocante encenação teatral preparada pelo coordenador de pastoral Janes, auxiliado por alunos de diversos segmentos.

Clique aqui e veja como foi a apresentação teatral.

Hino

Deus de amor e de ternura, contemplamos

Este mundo tão bonito que nos deste

Desse dom, fonte da vida, recordamos

Cuidadores, guardiões tu nos fizeste

Ele a viu, compadeceu-se e cuidou

Toda vida é um presente e é sagrada

Seja humana, vegetal ou animal

É pra sempre ser cuidada e respeitada

Desde o início até seu termo natural

Ele a viu, compadeceu-se e cuidou

Tua glória é o homem vivo, Deus da vida

Ver felizes os teus filhos, tuas filhas

É a justiça para todos, sem medida

É formarmos, no amor, bela Família

Ele a viu, compadeceu-se e cuidou

Mata a vida o vírus torpe da ganância

Da violência, da mentira e da ambição

Mas também o preconceito, a intolerância

O caminho é a justiça e conversão

Clique aqui e ouça o hino da CF2020

Cartaz

Estender a mão ao próximo é missão dos discípulos e discípulas de Cristo. Foi essa marca que várias testemunhas da fé nos deixaram como legado. É o caso de Santa Dulce dos Pobres, o Anjo Bom da Bahia. Ela é uma das representações do “bom samaritano dos nossos tempos”. Por isso, sua imagem é presentada em perspectiva de destaque no cartaz.

Na ilustração, as pessoas que a cercam simbolizam uma população vulnerável, que clama por vida em plenitude. É possível perceber também a pluralidade que engloba diferentes faixas etárias, etnias e outras particularidades típicas de uma população multicultural, em um país com dimensões continentais como o Brasil.

O cenário escolhido para a composição do desenho foi o bairro do Pelourinho, localizado na capital do estado da Bahia, Salvador, berço de nascimento de Santa Dulce, representação de um Brasil de tantos lugares e culturas. As pessoas estão na rua, área comum de encontro e convívio, mas também onde se vivenciam dores e angústias. Assim, contemplamos uma Igreja em saída, que está nas ruas e vai ao encontro das pessoas.

Na arte, foi aplicada a técnica de mosaico. Nela, cada peça desempenha um importante papel para a formação completa do desenho. De modo mais evidente, a composição expressa a viva unidade na diversidade de dons e serviços que nos animam a construir uma sociedade mais sensível e comprometida com as necessidades de nossos irmãos e irmãs e de todo o planeta.

Fonte: https://portalkairos.org/cartaz-da-campanha-da-fraternidade-2020-para-baixar/#ixzz6Fr5qpGJ5

História da campanha

A Campanha da Fraternidade é realizada desde 1962 pela Igreja Católica no Brasil.

A cada ano, um tema é destacado, assim a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros temas.

Veja mais notícias do Colégio Salesiano BH: FIQUE LIGADO- PREVENÇÃO AO CORONA VÍRUS