Mercado 4.0 e as profissões do futuro

As carreiras do futuro são aquelas ligadas à solução de problemas complexos e também à tecnologia, como meio ambiente, saúde e mobilidade, entre outras. Tudo que é mecânico, repetitivo e escalável poderá ser substituído pela máquina, pelo software.

Nessa perspectiva, os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano de Belo Horizonte, com o apoio dos professores das disciplinas Salê Talks, Salê Hands On e Salê Projeto de Vida, construíram folders simulando cursos para possíveis futuras profissões que atendam ao mercado 4.0, e a essa tendência relacionada à “Internet das Coisas”. Divididos em grupos, os estudantes produziram esses encartes com profissões diversas, e virtualmente apresentaram para a turma.

Dessa forma, foi possível perceber que o trabalho, obrigatoriamente, tem de se reinventar para sobreviver no mercado 4.0, que está sendo completamente afetado pela tecnologia e requer mão de obra capaz de incorporar diversas habilidades e de atuar em ambientes complexos.

Confira, na íntegra, os trabalhos construídos pelos alunos:

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 3.1

Grupo 4

Grupo 5

Grupo 6

Grupo 6.1

Grupo 7

Grupo 8

Veja mais notícias de CSBH: O COMÉRCIO FECHOU. O QUE EU POSSO FAZER?