Protagonismo dos jovens

Compartilhe



“Os jovens são verdadeiros protagonistas da nova comunicação em nossas obras espalhadas pelo mundo inteiro...”, afirma o padre Gildásio Mendes dos Santos, SDB, Conselheiro para a Comunicação Social.

Queridos Amigos e Amigas!

Nestes últimos cinco meses, tenho participado de muitas video conferencias com grupos de comunicação das nossas Inspetorias. Em todos encontros com estes grupos, temos a presença dos jovens. Eles sempre tem uma visão do novo, gostam do que fazem, e colaboram no projeto educativo salesiano com entusiasmo e novas ideias.

Os jovens são verdadeiros protagonistas da nova comunicação em nossas Obras espalhadas pelo mundo inteiro. Como nativos do mundo digital e midiático, eles conhecem muito bem a linguagem e as novas maneiras de comunicar.

Nós presenciamos diariamente centenas e centenas de jovens que contribuem de modo criativo e inovador nas estações de rádio, nos centros de criação e produções artisticas, no campo musical, na elaboração de textos, produção de imagens, na organizaçao de grupos nas redes sociais, na produçao fotográfica, na elaboração de videos e tantos outros meios de comunicação.

Temos uma rede imensa de comunicadores jovens nas nossas Obras! A maioria destes jovens cresceu na obra salesiana, chegou como oratoriano, estudante, membro da AJS e das oficinas de comunicacao, e, junto com os salesianos e educadores, foi aprendendo, engajando e se tornando um comunicador com estilo salesiano.

Entre estes jovens, encontramos muitos salesianos jovens, que nas diversas fases da formação salesiana, tem demonstrado talento e interesse pela comunicação.

Estes salesianos jovens tem procurado estudar as novas linguagens midiáticas e utilizar as tecnologias digitais, novos softwares, e redes sociais para comunicar através da musica, de videos, de mensagens, de textos, com o objetivo de evangelizar outros jovens.

Para os jovens, comunicar é um grande meio para eles expressarem sua fé em Deus e seu compromisso cristão com o outro e com a comunidade. Eles fazem da comunicação um modo de servir aos outros.

Temos em nossas Obras comunicadores catequistas, comunicadores voluntários, comunicadores missionários, comunicadores artistas, comunicadores evangelizadores, comunicadores engajados na politica, na vida social da comunidade, lideres de grupos, compositores, escritores, verdadeiros autores comprometidos com a vida, a justiça, a solidariedade e a ecologia integral.

São João Bosco, no seu tempo em Valdocco, educou os seus jovens para serem protagonistas da sua fé e do seu compromisso cristão e salesiano. Eles foram grandes comunicadores jovens!

Os jovens comunicadores como Domingos Sávio, Besucco, Magone, Lasagna, Rua, Cagliero, e tantos e tantos outros, responderam com muita fé e generosidade suas vocações a serviço das pessoas. Por isso, fizeram história, deixaram suas marcas de autores e protagonistas da comunicação

de Deus em suas vidas e na história salesiana.

Comunicar é educar para o protagonismo dos jovens. Com o amor de Jesus no coração, com uma ideia boa para comunicar, com um conhecimento das novas tecnologias e construindo os seus sonhos para contribuir para a transformaçao do mundo, os jovens nos mostram o verdadeiro caminho da comunicaçao dos tempos de hoje e do amanhã.

O P. Àngel FernàndezArtime, nosso Reitor Mor, na escolha do tema da Estreia 2021: “A esperança nos move: “Eis que faço novas todas as coisas”. (Ap 21.5) nos convida para fazermos o caminho da esperança juntos com os jovens.

Nós salesianos acreditamos no protagonismo dos jovens porque, em todos os tempos e situações, eles carregam o sonho e o modo de viver e comunicar a esperança.

 

P. Gildásio Mendes dos Santos – SDB

Conselheiro para a Comunicação Social

Porto Alegre, 11 agosto, 2020

 

 

Fonte: Nordeste Hoje