Jogos de Tabuleiro: uma proposta para desenvolver aprendizagem

O projeto pedagógico do Colégio Salesiano tem como objetivo desenvolver a aprendizagem dos estudantes. Considera-se este princípio em toda atividade desenvolvida pelo educador. No espaço escolar, o jogo é um instrumento para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. Na área cognitiva, os jogos permitem a construção das habilidades fundamentais tais como a classificação, ordenação, estruturação do tempo e espaço, primeiros elementos lógicos, através da resolução de problemas simples. Na área sócioafetiva, permitem às crianças viverem situações de colaboração, competição e oposição. Com o objetivo de promover a troca de experiências, o desenvolvimento do raciocínio lógico, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental foram desafiados por meio de jogos de tabuleiro. Aprenderam a trabalhar juntos e a elaborar hipóteses para vencer o jogo de forma bastante lúdica.