No último dia 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil.
Compreende-se que a assinatura da Lei Áurea não trouxe a verdadeira libertação. Apesar da legalidade da alforria viu-se a construção de outras formas de opressão e negação do direito à cidadania aos negros. Os mecanismos de exclusão continuaram assumindo facetas diferenciadas. Não foi permitido o acesso dos negros à educação, emprego renumerado, moradia digna e outras formas de benefício, que para a população em geral já existiam no século XIX.
É determinado em lei que nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira seja realizado.
O Colégio Salesiano de Belo Horizonte, traz em seu conteúdo programático o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, buscando a valorização do povo negro.
Assim sendo, os alunos prepararam diversos vídeos que refletem a conscientização e a reflexão sobre a importância e o respeito que devemos ter em relação à cultura negra.
Confira o resultado desses vídeos, cheios de muita criatividade, nos links abaixo:
VÍDEO 4 - VLOG DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Parabéns a todos os envolvidos na realização destes trabalhos.
Veja mais de Colégio Salesiano BH: Racismo Estrutural com Jônathas Sant'Ana