Trabalhando a proposta de inculturação na escola

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental fizeram a leitura de livros com ênfase na inculturação. A culminância do trabalho foi com o livro A Bonequinha Preta, da escritora Alaíde Lisboa. Os estudantes aprofundaram os conhecimentos sobre a cultura afrobrasileira, Lei nº 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008, que estabelece como premissa o reconhecimento da identidade, da história e da cultura africana e a valorização das suas raízes. Na oportunidade, trabalharam com a criação de abayomis, pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura, apenas com nós ou tranças. A palavra abayomi origina-se do ioruba e significa aquele que traz felicidade ou alegria. Os alunos aprenderam que estas bonecas eram feitas em navios negreiros com o objetivo de amenizar as dores e consolar as crianças que ali eram aprisionadas com suas mães.