Projeto Sistema Solar: promovendo a construção de novos conhecimentos

Os alunos do Colégio Salesiano do 1º ano B ensino fundamental estudaram ao longo do ano sobre o Sistema Solar: uma viagem no espaço. O projeto surgiu a partir de uma leitura de história em quadrinhos do personagem Astronauta da turma da Mônica. Surgiram várias perguntas em roda de conversa: As estrelas caem do céu? Quais os planetas que há no espaço? Existe buraco negro? Podemos viajar para o espaço? A metodologia do projeto foi realizada através de pesquisas na internet, vídeos do Discovery Channel, enciclopédias, reportagens de jornais e livros trazidos pelas crianças para sala de aula. Criou-se com o professor de Artes, Israel, o mascote da turma, um ET chamado Teddy, nome escolhido por votação dos alunos. As crianças levaram para casa o mascote e junto com suas famílias escreveram um diário e optaram sobre o que mais gostaram do projeto. Desta forma desenvolveram noções de responsabilidade e cuidado. Promoveu-se a aproximação entre família e escola, explorou-se a linguagem oral, escrita, artística. Na culminância do projeto foi realizada uma exposição, momento rico de conhecimento e aprendizagem!