Estudo de História: aprendizagem significativa

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“Um ser humano sem memória é um ser sem história”. Foi assim que o professor Breno iniciou a aula de História nas turmas de 6ºs anos na manhã do dia 12 de fevereiro. O tema abordado [História e memória] foi desenvolvido para que os alunos se reconhecessem enquanto agentes e protagonistas da História. Com esta intenção diversos recursos pedagógicos foram utilizados para que os educandos pudessem compreender a necessidade e importância de se estudar a disciplina de História. Ressalta-se que é de extrema necessidade os registros históricos. Observa-se que desde a pré-história até a contemporaneidade encontram-se vestígios do ser humano no planeta e são estas fontes que contribuem para o resgate da memória de uma comunidade como um todo. Durante a aula, a discussão abordada culminou na criação de registros e assim, aprenderam mais sobre o passado dos estudantes, a busca da infância dos familiares e amigos, além de relacionar com a visão da temporalidade, da causalidade e da construção histórica. A selfie foi o modo encontrado para que pudessem registrar os estudos sobre o tema. Assim, eternizou-se na imagem a construção, não de uma, mas de várias memórias dentro daquelas salas.