Diagnóstico: uma proposta para conhecer melhor os alunos

O Colégio tem como objetivo pedagógico proporcionar a aluno a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para sua auto-realização. Considerando esta premissa, o Colégio Salesiano iniciou o ano com a iniciativa de conhecer melhor o aluno e realizou o diagnóstico do grupo discente. Questões como a idade, etapa de desenvolvimento social e cognitivo, percepção de interação social, os interesses , pontos fortes e dificuldades diversas da turma são relevantes para definir o porquê e como ensinar. Os dados coletados servirão de base para a definição de objetivos, dos conteúdos e habilidades que serão trabalhados, bem como a redefinição dos planejamentos. Após o levantamento do conhecimento prévio dos alunos, é possível estabelecer um projeto de intervenção pontual para atender as necessidades de cada turma, pois, uma das dimensões típicas da salesianidade é o Sistema Preventivo, que exige do educador o acompanhamento de seus alunos.