Prática no laboratório de ciências: aprendizagem significativa

A atividade desenvovida em laboratório facilita o acesso dos estudantes ao conhecimento científico construído ao longo da história. Para aprender os conceitos científicos, os alunos são levados a levantar hipóteses sobre questões que os cercam, como os fenômenos naturais e a procurar respostas por meio da observação, pesquisa e investigação. Nesta perspectiva, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental participaram de aulas práticas no laboratório. As aulas tiveram como tema a Microscopia e o estudo das células. A prática foi realizada com a montagem de uma lâmina de célula vegetal e uma lâmina de célula animal. O objetivo da aula foi diferenciar a célula animal da vegetal, propiciando a aprendizagem significativa. Pode-se vivenciar o método científico, entendendo como tal a observação de fenômenos, o registro sistematizado de dados, a formulação e o teste de hipóteses e a inferência de conclusões.