Interdisciplinaridade: uma proposta de educação

O trabalho por meio de sequências didáticas, projetos pedagógicos e rotinas mais flexíveis cria a possibilidade de atividades que se integram e se desenvolvem na escola, pela perspectiva da interdisciplinaridade, apresentando-se como um caminho profícuo no processo da alfabetização e do letramento. A parlenda, como uma proposta de trabalho nas classes iniciais de alfabetização atende o educando integralmente, enriquece o universo de conhecimentos e ao mesmo tempo, resgata o lúdico no processo da aprendizagem. A turma do primeiro ano B aprendeu sobre a parlenda “A casinha da vovó”. Os alunos recitaram, brincaram de jogo da velha com peças adaptadas da casinha e xícara de café, resolveram problemas de matemática em grupo, brincaram em roda, conheceram o que é cipó e o café, utilizaram a lousa digital, montaram palavras com alfabeto móvel, reescreveram a parlenda em duplas. O trabalho possibilitou a expressão dos sentimentos de tristeza e felicidade. Foi um aprendizado inesquecível!