Dia do Folclore: uma apresentação especial

No dia 22 de Agosto é celebrado o Dia Mundial do Folclore. Essa data foi criada com o intuito de preservar e valorizar as manifestações folclóricas de cada população, pois elas são patrimônio imaterial da humanidade. Dentro das ações pedagógicas previstas para a comemoração dessa data, houve uma apresentação especial do grupo de danças folclóricas brasileiras da escola, o Projeto Sarandeiros, para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O espetáculo mostrou danças típicas das regiões brasileiras. Nesta diversidade cultural do país, os alunos conheceram o Boi Bumbá que surgiu a partir de uma lenda da região norte, o Lundu uma dança de origem africana, a coroação dos reis do Congado, as danças tradicionais Gaúchas onde está presente o espírito de fidalguia e o respeito à mulher. A dança do Afoxé de origem africana muito popular na Bahia, o Frevo e o Samba ritmos que contagiaram a todos também foram homenageados pelo grupo. Com esta proposta os estudantes se apropriaram da cultura do país e desenvolveram o gosto pela arte.