Aula pratica de matemática: articulação com a realidade

Dentre os objetivos gerais da área de matemática para o ensino fundamental, percebe-se a necessidade de se "fazer ligação da realidade com o conhecimento matemático em suas várias linguagens (aritmética, geométrica, métrica, algébrica, estatística, combinatória e probabilística) em busca de um pensamento crítico. Portanto, a geometria é apontada como necessária à formação básica do ser humano. Sabe-se que os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de matemática pois, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive. Para aplicar os conceitos desenvolvidos em sala os alunos dos nonos anos calcularam a altura de um ponto específico, dentro do ambiente escolar utilizando as habilidades trabalhadas em sala de aula.