Escultura modernista: exposição criativa e atual

A proposta deste projeto da disciplina de artes foi a realização de um estudo sobre o período cultural do modernismo, século XX, na linguagem da escultura. Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental estudaram as obras da artista francesa Niki de Saint Phalle. Neste trabalho, além da pesquisa, os alunos criaram figuras humanoides reproduzindo as formas expressivas do movimento corporal humano, de atletas em esportes olímpicos, por meio da técnica da modelagem de papel machê. Na exposição foram apresentados também móbiles coloridos, uma releitura do escultor e pintor Alexander Calder que produziu numerosas figuras de arame, nomeadamente para circos em miniaturas. A complexidade e simplicidade das peças mostrou o talento dos pequenos artistas. Conforme afirma a diretora Heloísa “A exposição ficou surpreendente e autêntica, um trabalho criativo e atual.”