Projeto interdisciplinar: estratégia educativa de aprendizagem

As saídas de campo representam uma importante estratégia educativa através da qual os alunos e professores interagem com o objeto de estudo vivenciando na prática os conteúdos e habilidades desenvolvidas no dia a dia da sala de aula. Os alunos da 1ª série do Ensino Médio visitaram o Parque Guanabara, um recurso pedagógico que agregou muito conhecimento. A proposta da visita ao parque teve como objetivo incentivar os educandos a perceberem as questões ligadas às disciplinas: física, química e biologia de forma lúdica e prazerosa, analisando a relação que o ser humano mantém com os fenômenos do cotidiano. Na oportunidade, mediante um roteiro prévio de observação os alunos observaram a falta de manutenção e desgaste dos brinquedos instalados no parque o que levou a entender o processo de ferrugem, a reação que ocorre e os procedimentos que devem ser executados para minimizar este problema. Na oportunidade, fizeram a descrição do espaço físico na perspectiva da educação ambiental.