Contos de Fadas: um novo olhar

Compartilhe

A proposta dessa intervenção é proporcionar ao educando o contato com diferentes versões dos contos de fadas modernizados e, concomitante a este processo, abordar o que prevê o PCN de Língua Portuguesa e Literatura relacionando-os com as propostas didáticas dos materiais do MDD e a vivência do educando. Neste contexto, os educandos dos 9º anos foram orientados, por grupos, a analisarem as diferenças e similaridades dos contos originais, escritos em sua maioria entre os séculos XV e XVII, em relação às versões modernas, incluindo filmes, séries, reproduções textuais e outros gêneros. A apresentação ocorreu por meios midiáticos, oralidade e parte escrita, Abordagens sobre o lugar da mulher, sexualidade, política, sociedade e o exercício da moral, foram possíveis por meio das apresentações e discussões levantadas nas atividades feitas. Ao final, o resultado obtido foi o conhecimento literário agregado e a experiência com a pesquisa acadêmica, como forma de aprimorar e ampliar o olhar crítico e analítico do educando.