Serra do Cipó: uma atividade de campo

No dia oito de novembro, os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma atividade de campo à Serra do Cipó. O projeto interdisciplinar envolveu as disciplinas de geografia, biologia, língua portuguesa, química e história. A Serra do Cipó é atualmente uma das principais províncias turísticas do estado de Minas Gerais. Inserida na região metropolitana de Belo Horizonte, na Estrada Real e no Circuito do Diamante; apresenta paisagens deslumbrantes, cenários de períodos marcantes da história do Brasil, o que propiciou um enriquecimento dos assuntos discutidos em sala. A proposta pedagógica teve como objetivo aumentar o universo perceptivo dos estudantes, proporcionando oportunidades novas de relacionamento com o meio que os cerca, resgatando valores que integrem os homens com o meio ambiente. Ao perceber a evolução histórica no local é possível despertar no aluno um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural e relacionar as formas de apropriação do espaço e suas consequências.