Aprender a ser: um projeto de autoconhecimento

O Professor Amin Feres da disciplina de Ensino Religioso, inspirado pelo conteúdo do material didático digital - MDD da Rede Salesiana que aborda o tema: “Símbolos e seus Significados”, para a 2ª série do Ensino Médio, e aproveitando o projeto de Autoconhecimento desenvolvido em conjunto com a Orientação Educacional, propôs a elaboração de um Brasão Individual Personalizado com os Símbolos que definem o caráter de cada estudante. Redigiram uma “Carta do Brasão” com o Significado de todo o conteúdo nele inserido: formato do escudo, cores, símbolos, timbre, virol, paquife, uma flâmula inserida com o “lema”: frase que define a vida dos alunos. Para aprimorar o trabalho, o professor transmitiu-lhes noções básicas de Heráldica informando-os que observassem as leis e recomendações de disposição dos elementos no Brasão. O resultado foi surpreendente. Quando os alunos apresentaram os trabalhos, puderam se conhecer melhor e também os colegas, aumentando a admiração que sentem uns pelos outros, e assim atingiram mais uma etapa do projeto de Autoconhecimento.