Feira de trocas: aprendendo a reciclar

A ideia de reaproveitamento e sustentabilidade levou os alunos dos segundos anos a discutir sobre a importância de reciclar e reutilizar objetos. Numa roda de conversa proposta como problematização do livro de Matemática Financeira, os educandos levantaram hipóteses sobre o que é possível fazer para reaproveitar utensílios que estão sem uso em casa. Nesta reflexão, as crianças lançaram a ideia de fazer a feira de troca de revistinhas: “Uma revistinha que já foi lida por uma criança pode ser útil para outra pessoa”. A atividade teve como objetivo estimular o compartilhamento de leituras prazerosas, trazer alegria, socialização e aprendizagem. É na certeza do comprometimento com a construção do leitor proficiente que o Colégio Salesiano estimula a leitura como busca de prazer e de informações, aproximando o aluno do universo escrito. Entende-se que quando há exposição a variados gêneros e tipos textuais mais fácil será a compreensão sociocultural e melhor será o aproveitamento acadêmico.