Entrevista: conhecendo melhor os educadores

André Luiz Medeiros França: assistente pedagógico

André é um educador vitorioso que iniciou a sua carreira na família salesiana como assistente de pátio há dezesseis anos. Durante sua caminhada, aprendeu a ser salesiano com o conhecimento que foi adquirindo ao longo dos anos. Foi aluno e professor do Colégio e ama o que faz. É alegre, bem humorado e muito respeitado pelos alunos e educadores. Ele lembra que ao entrar para o Salesiano, aprendeu valores que antes eram distantes de sua realidade: acolher o outro, evangelizar o jovem e amá-lo acima de tudo. Baseado nos valores espirituais, formou uma família e tem 5 filhos que também estudaram na escola. Por entender que a educação é fundamentada nas relações, procura criar vínculos significativos e, nos desafios diários, percebe as oportunidades de ação do Senhor.

Simone Braga Sales Carvalho - professora

Trabalha no colégio há 9 anos. É pedagoga, estudiosa. Atualmente, cursa o Mestrado na UFMG em Análise do Discurso. Autora de livros didáticos infantis. Durante 2 anos, na reabertura da Educação Infantil, os seus livros foram adotados no Colégio. Foi proprietária de escola e parceira do Colégio Salesiano. Recebeu o convite da diretoria para fazer parte da equipe de educadores e aprimorou ainda mais os seus conhecimentos. É uma professora expansiva, firme e gosta de muito de ensinar. Aprendeu que a festa e a alegria são características típicas da espiritualidade salesiana e que esta brota de quem está contente com a vida, um presente de Deus. “Aprendi a ser mais cuidadosa e a necessidade de acolher o outro com amor”, diz Simone.

Ana Elisa Ribeiro de Carvalho - professora

Trabalha no colégio há 7 anos. Professora de Língua Portuguesa e Redação no ensino fundamental II. Formada em Letras pela UFSJ e pós graduada em Língua Portuguesa pela UCB de Brasília. Já ministra aulas há 10 anos e também trabalhou na Secretaria de Estado de Educação por 7 anos. Vem de uma família de Educadores e sempre teve muito contato com obras literárias, o que a motivou a optar pelos estudos na área de Literatura e Língua Portuguesa. Segundo ela, “Trabalhar no Colégio Salesiano é um presente, aqui me sinto em casa. Todos nos tratam bem, com respeito e amor”. Os alunos se sentem felizes e criam vínculos afetivos significativos. É uma escola que se preocupa com o bem estar do aluno e comemora o dia de aniversário de cada um. Aprendi a ser mais humilde, admitir os erros, vangloriar os acertos e cresci muito como profissional e pessoa. Posso dizer que aprendi mais que ensinei”.