Manhãs de formação: uma proposta pastoral

Nas manhãs de formação do Colégio Salesiano, os alunos se reúnem para refletirem, aprofundarem e partilharem sobre a ação educativo-pastoral. Com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, o tema deu ênfase nas escolhas e relacionamentos com o objetivo de prepará-los para as escolhas que farão na vida. O encontro segue uma metodologia dialógica e de resolução de problemas. Por meio de dinâmicas e discussões, os estudantes são orientados a problematizarem e questionarem a realidade em que vivem. O coordenador de pastoral Janes Fiorotti, a orientadora Maria Amélia Ribeiro Fernandes e os educadores da turma propiciam momentos de oração, reflexão, partilha, lazer e congraçamento, relaxamento e meditação. Trabalhar a frustração e os conflitos internos é um projeto salesiano que pressupõe acompanhar os jovens para a maturidade, de modo que, através do processo de discernimento, possam descobrir seu projeto de vida.