Orientação Profissional: um programa de reflexão

Os alunos, ao chegarem à terceira série do ensino médio, ainda apresentam insegurança quanto à escolha de uma carreira profissional. Percebe-se a necessidade de elaborar um programa especial de atendimento aos educandos, para servir de alicerce nesta difícil decisão. Com objetivo de cada um descobrir a sua área de interesse, habilidade e preferência, o professor Amin e a orientadora Maria Amélia iniciaram um trabalho estratégico de intervenção com recursos reflexivos. A primeira etapa foi o acompanhamento dos alunos na realização de um teste investigativo que propiciou um encontro consigo mesmo. Conforme ressaltado pela orientadora “Conhecer as profissões, o mercado de trabalho, as novas tendências profissionais ajudam os alunos a se posicionarem no aspecto profissional”. Ao problematizar a questão, os jovens aprendem a pesquisar, a compartilhar dúvidas, a tornar evidente influências familiares e até a buscar outras áreas de interesse, a tomarem consciência das condições de trabalho que poderão enfrentar. O desafio foi lançado!