Aprendendo a Classificar os Seres Vivos: uma aula prática

As aulas práticas de ciências realizadas no laboratório despertam o interesse dos alunos pela busca do conhecimento. No ensino de Ciências, os alunos precisam relacionar a teoria desenvolvida em sala com a realidade à sua volta, para fazer o reconhecimento dos conceitos que são abstrações da realidade em situações do seu cotidiano. Muito se discutiu em sala de aula sobre os níveis de classificação dos seres vivos; no entanto, havia questionamentos sobre as características em comum entre as espécies. Por isso foi proposto para os alunos dos 7°s anos, do turno da manhã, uma aula prática em que eles mesmos fariam as comparações anatômicas entre diferentes espécies de seres vivos, seguidas de uma pesquisa de classificação das características observadas. A aula representou uma excelente ferramenta para estabelecer uma dinâmica relação entre teoria e prática.