Geometria no dia a dia: aprendizagem ‘‘in loco’’

A matemática, para ser bem compreendida pelos alunos, necessita fazer sentido no dia a dia. Segundo afirma o professor Hélder “Aplicar os conceitos em situações do cotidiano aproxima o aluno do estudo e torna a disciplina interessante fazendo com que os estudantes tomem gosto por ela”. O Projeto Geometria no dia a dia foi desenvolvido com os alunos do oitavo ano e consistiu na medição das quadras esportivas da escola, com apresentação de comprimentos e valores das figuras geométricas contidas nas quadras. O projeto oportunizou o desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas aos cálculos de área, comprimento, perímetro de figuras planas e situações-problema envolvendo o Teorema de Pitágoras, e ainda o trabalho em equipe e a criatividade.