Literatura em foco: uma forma eficaz de estabelecer relações

O ensino de literatura vai além da sala de aula. Com a contextualização de obras de grandes escritores da literatura clássica, os alunos do noturno puderam discutir vários aspectos: social, político, econômico e ampliar a visão sobre o mundo dentro da literatura, contextualizada com temas da atualidade. Temas como traição, cobiça, ódio, racismo, preconceito, enganos e outros, puderam ser discutidos mediante temáticas abordadas em obras como Dom Casmurro e A Cartomante de Machado de Assis. Por meio delas s os alunos do 1ºA Noturno produziram trabalhos que abordaram sistema social/classes; adultério; contexto histórico da obra e influências da literatura europeia nas obras de Machado de Assis. A literatura é, portanto, uma forma eficaz de se estabelecer relações do presente com o passado, de forma lúcida, e repensar o futuro.